Notícia Página Anterior
Dez receitas de sucos detox para recuperar organismo e boa forma Dez receitas de sucos detox para recuperar organismo e boa forma

Publicado em: 29/12/2017 às 11:14h, visualizado 131 vezes.

Duas nutricionistas indicaram preparos que ajudam a restabelecer

O Natal deste ano será o terceiro em que a babá Camila da Silva Moraes, 19 anos, passará já preocupada em fazer algo para emagrecer nos dias seguintes. "Sempre exagero nas comidas e bebidas e depois corro na internet pra ver receitas de suco detox [desintoxicante] para emagrecer, pensando no Verão".

Nascida na zona rural de Presidente Jânio Quadros, Sudoeste da Bahia, a moça teve a vida ‘transformada' depois que começou a cuidar de um menino de 2 anos para uma família rica de Vitória da Conquista. Antes, o final de ano na roça, com a família e amigos, era com uma ceia modesta, mas regada a muita cerveja.


Hoje, diz ela, tem muito trabalho, mas também frequenta "lugares legais" e aproveita. Como muitos mortais, Camila se preocupa com a aparência física, e revela um sonho que a mantém nessa lida pela boa forma: "Arrumar um marido rico que me leve embora para morar com ele, e, como não sei quando vai aparecer, cuido do meu corpo para estar sempre bonita".


"Gosto muito de manter meu peso, entre 51 e 55 kg. Se passa disso, já tapo a boca, faço umas dietas de internet e volto ao meu peso. As épocas que mais ganho peso são o São João e final de ano, sobretudo Natal, quando como e bebo muito. Quando morava na roça, era menos comida e bebida, mas mais divertido", conta.

Ritmo do organismo
Recorrer à internet por conta própria em busca de receitas desintoxicantes chamadas de detox - ou suco funcional, como alguns nutricionistas preferem chamar - pode não ser a melhor ideia. É que no afã de perder a pança natalina e recuperar as energias, a pessoa pode ingerir menos calorias que o exigido pelo ritmo normal corpo e a dieta ser pobre em nutrição.

As receitas de suco detox fazem parte da medicina chinesa há milênios e são indicadas por médicos nutrólogos, naturalistas e nutricionistas de todo o mundo, tendo o uso se popularizado no Ocidente depois que famosos como a cantora Beyoncé e a atriz Gwyneth Paltrow usaram como técnica de emagrecimento.

Mais que emagrecer, contudo, as receitas detox servem para eliminar substâncias nocivas que entram no corpo pela ingestão de alimentos não saudáveis, e ajudam muito a melhorar tanto o bem estar físico quanto a aparência corporal - mas sempre com acompanhamento profissional. "Cada pessoa tem a sua necessidade nutricional, a quantidade de calorias que devem ser perdidas, e as receitas de internet são arriscadas porque muitas delas são feitas de forma geral. A pessoa pode não sentir a curto prazo o efeito, mas ele pode vir com o tempo", explica a nutricionista Fabiana Souza dos Santos.

Ainda segundo ela, a pessoa também pode nem precisar recorrer ao detox, "basta manter o equilíbrio durante a ceia". Evitar frituras, comer a pele do frango ou peru, poucas massas e optar por ingerir frutas e líquidos é uma forma de equilibrar a alimentação, orienta Fabiana, que atende em Salvador.

"O mesmo equilíbrio vale para os doces. Não é porque bebeu demais que vai ingerir muito açúcar. Tem de comer o que vale a pena. As ceias, geralmente, oferecem muitas opções saudáveis, como frutas e saladas e depois voltar à rotina de forma saudável", observa a nutricionista Gabriela Toledo, da Nutrioffice, de São Paulo.

Essas recomendações são seguidas pela dona de casa Merilúcia Santana Alves, 31. "Adoro fazer os pratos da ceia, desde o peru aos doces. Mas na hora de comer, vou mais nas saladas, legumes, frutas", diz.

A nutricionista Maria Fernanda Vischi, de São Paulo, aconselha o pouco uso de álcool, para não causar a desidratação.

"Muito cuidado com as combinações, como cerveja com panetone, que são muito calóricos e engordam mesmo. Vamos dar prioridades aos sucos, com pouco açúcar, e às águas de coco", indica Maria Fernanda.


Confira cinco receitas de suco detox indicadas pela nutricionista Fabiana Souza dos Santos:

ACELERA DIGESTÃO
Ingredientes:
1 folha de couve,
50 gramas de salsinha,
1 pedaço de gengibre
3 rodelas de abacaxi
1 colher de sopa de chia
Preparo: Pegue uma folha de couve, adicione 50 gramas de salsinha, um pedaço pequeno de gengibre, frutas (pode ser meia maçã ou três rodelas de abacaxi), coloque uma colher de sopa de chia e mais 50 ml de água.

CHEIRO DE CANELA
Ingredientes:
1 folha de couve
50 gramas de espinafre,
1 colher de sopa de canela
1 abacaxi ou maçã
1 colher de sopa de linhaça
Preparo: Use uma folha de couve, coloque 50 gramas de espinafre, além de uma colher de sopa de canela em pó, (abacaxi ou maçã), mais uma colher de sopa de linhaça e, pra completar, mais 50 ml de água.

CRANBERRY ANTIBIÓTICO
Ingredientes:
½ nabo
1 folha de couve
4 ou 5 folhas de hortelã,
3 rodelas de abacaxi,
1 colher de sopa de cranberry
Preparo: corte um nabo pela metade, depois junte com uma folha de couve, mais quatro a cinco folhas de hortelã, com três rodelas de abacaxi, uma colher de sopa cranberry e 50 ml de água. Bom para tratar infecção urinária.

CHOQUE NO COLESTEROL
Ingredientes:
½ 1 berinjela
2 pedaços de brócolis
1 pequeno pedaço de gengibre frutas e
quantidade de água a gosto
Preparo: Pegue metade de uma berinjela, junte com outros dois pedaços de brócolis, e adicione também um pequeno pedaço de gengibre. A receita também leva frutas e quantidade de água a gosto.

RESGATE DO FÍGADO
Ingredientes:
2 fatias médias de melancia
1 folha de couve
Preparo: A missão é uma das mais difíceis, mas a solução é uma das mais simples: basta pegar duas fatias médias de melancia (de preferência gelada) e uma folha de couve. Bate no liquidificador, sem água.


Confira cinco receitas de suco detox indicadas pela nutricionista Maria Fernanda Vischi:

EXPLOSÃO DE VITAMINAS A E C
Ingredientes:
½ beterraba média
1 laranja
½ cenoura média
100 ml de água de coco gelada
Gelo
Preparo: Higienize bem todos os legumes. Pique-os em pedaços pequenos. Coloque os legumes picados no liquidificador. Junte
a água de coco, gelo (se desejar) e bata bem. Não guarde: consuma logo em seguida.

REFRESCO DE VERÃO
Ingredientes:
100g de melancia
1 maçã média
Suco de 1 limão
1 colher (café) de gengibre ralado
Gelo
Preparo: Higienize as frutas. Pique a melancia e a maçã em pedaços médios. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bastante. Para consumir também logo em seguida.

CLÁSSICO AUTOLIMPANTE
Ingredientes:
1 folha de couve
suco de ½ limão
1 kiwi médio
1 maçã vermelha média
150 ml de água de coco gelada
Gelo
Preparo: Higienize a couve, o pepino e as frutas. Pique a folha de couve, o pepino e a maçã - de preferência em pedaços médios. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

CHOQUE NO COLESTEROL 2
Ingredientes:
1 folha de couve
1 rodela média de abacaxi
4 folhas de hortelã
100 ml de água gelada
Gelo
Preparo: Higienize a couve e a hortelã. Pique a folha de couve e o abacaxi em pedaços médios. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. A ideia é também consumir logo em seguida.

SEGREDO ANTIOXIDANTE
Ingredientes:
3 morangos
10 blueberrys
5 amoras
1 folha de couve
100 ml de água
Gelo
Preparo: Higienize bastante as frutas e a couve. Coloque todos os ingredientes (morangos, blueberrys, amoras) no liquidificador, junto com a quantidade de água indicada, e bata por algum tempo.



© Copyright 2003 - 2018   |   MV Araújo - Corretora de Seguros. Todos os direitos reservados.

MV Araújo
Rua Conselheiro Dantas 22/24, Sala 702 - CEP: 40015-070
Edifício Bradesco - Comércio - Salvador - Bahia
Fones: (71) 3326-7078 / (71) 3241-6755 / (71) 99928-5192 / (71) 98873-1875 / (71) 98175-6427 /
(71) 99279-2882 / (74) 98126-0204
E-mails: marcosaraujo@mvaraujo.com.br / contato@mvaraujo.com.br
Desenvolvido Por: SAOL